sábado, 26 de março de 2011

O email de uma amiga

"Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música."
Aldous Huxley 

O Toque do Silêncio é universal nas Forças Armadas de quase todo o mundo. No chamado  "Toque do Silêncio" ou "Toque de Recolher", porque é tocado todos os dias às 22H00 e o seu sinal é dado por esta música, executada em pequena parte por um trompetista. Também é tocado em funerais dos militares, quando o falecimento ocorre, no exercício da função. Poucos a conhecem e é lindo ouví-lo, quando executado por uma criança de 14 anos, acompanhada por uma orquestra e depois aplaudida de pé pela plateia e pelos músicos que a acompanharam. É de emocionar qualquer um... BRAVO!!!!! BRAVO!!!!! 




As palavras acima acompanharam este vídeo enviado, ontem, por uma amiga que não lera os nossos posts sobre o silêncio. Pela sintonia que mais uma vez se revelou, ressonância mútua que sentimos (como a existente entre instrumentos musicais), partilhamo-lo convosco. Tal como dissemos aqui a música tem o poder de curar. Ela é o espelho da natureza harmoniosa do Universo. Vivamos a eternidade  interrompendo o silêncio, suspendendo o tempo num ápice fugaz.

3 comentários:

  1. Lindo este "silêncio"!...
    Linda esta interpretação.
    A música é uma magia fantástica. Ela própria composta também por silêncios...
    De olhos fechados, ao escutar este "toque de silêncio" sinto uma emoção profunda... e um apelo a um recolhimento tão necessário e por vezes tão difícil, como tenho dito tantas vezes.
    De olhos abertos, a emoção estampada nos rostos de quem escuta também e a emoção expressiva da jovem que, enlevada, acaba por fechar os olhos também, momentaneamente, envolvida nesse apelo que ela própria dedilha e expira de forma maravilhosa.
    Sem dúvida um momento magnífico e comovente. Muito obrigada!!!
    Sempre
    Isabel

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga!
    O silêncio é de ouro, encontramo-nos tantas vezes no silêncio!
    Esta musica tem o dom de nos comover ,de nos transmitir,mensagens sobrenaturais!
    Até breve
    Herminia

    ResponderExcluir
  3. É mesmo comovente esta música e nela nos encontramos: Nos seus silêncios, na sua mensagem, no quanto nos apela ao recolhimento. Muito obrigada Isabel e Hermínia por mais este encontro de sentimentos e emoções.

    ResponderExcluir