sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ano Europeu do Voluntariado

"Mimados pela Vida

No mundo do Voluntariado a palavra de ordem é "compromisso". No dia em que se decide fazê-lo, assumimo-lo  primeiro interiormente e depois para com quem nos propomos ajudar.
Depois, é só deixarmos que a vida nos mime.
Ser Voluntário é  ser "Mimado pela Vida". Ser Mimado pela Vida, pela aprendizagem, pela troca que existe nesta respiração de dádiva mútua.
Expiramos amor, mãos, olhares, toques, calor humano, sorrisos, palavras soltas de conforto, inspiramos coragem, mais amor, mais força, mais perseverança, mais determinação, mais conhecimento, para cada vez mais e melhor podermos desempenhar a nossa “Missão”, com amor, humildade e seriedade, três componentes imprescindíveis para que desta troca respiratória saia um ar saudável, sem poluição.
O meu trabalho de voluntariado desenvolve-se, principalmente, através de uma Associação  de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. Quinzenalmente, num hospital da cidade de Lisboa deixo um pouco de mim e trago lições de vida que enriquecem o meu ser. É como um vício, quanto mais dou, mais quero dar.
Num mundo atormentado pela palavra “crise” é bom ver-se que na Europa se cria um dia para o Voluntariado. Há que consciencializar os cidadãos, tocar corações, apelar sensibilidades para que se veja que ao nosso lado pode haver alguém a precisar de nós.
Se cada um de nós conseguir dar as mãos ao seu vizinho, quem sabe um dia  conseguimos  numa roda abraçar o mundo. Eu tento e você?"

Filomena Saraiva




“SÊ VOLUNTÁRIO! FAZ A DIFERENÇA” é o slogan deste novo ano que estamos a viver:  
"O Ano Europeu do Voluntariado". Um ano que é simultaneamente um desafio e uma celebração. Uma celebração da dádiva de cerca de cem milhões de voluntários europeus, um desafio para todos nós  (cerca de três quartos da população europeia) que ainda não participamos em qualquer actividade de voluntariado. Vamos abraçar o mundo?

Nota: O texto de Filomena Saraiva é uma das histórias  do site http://europa.eu/volunteering/pt-pt 
que vos recomendamos vivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário