sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Kshanti Paramita

“Imagine que você tem uma tigela de água e que alguém coloca uma mão cheia de sal na água da tigela; ela tornar-se-á, então, demasiado salgada para beber. Mas imagine que alguém tenha jogado uma mão cheia de sal num rio limpo de montanha. O rio é profundo e largo o suficiente para você poder tomar a água sem que ela pareça salgada.
Quando o seu coração é pequeno você sofre demais. Mas quando o seu coração se torna maior, muito grande, a mesma coisa já não o faz sofrer tanto. Assim, o segredo é ajudar o seu coração a crescer (...)
 Ajudar o coração a crescer, kshanti paramita, é a capacidade de abraçar todo o mundo, tudo, você não exclui ninguém (…)
A prática da inclusão consiste em ajudar o seu coração a tornar-se maior, maior e maior.”
Thich Nhat Hanh



Parar, escutar, ver, sentir, encontrarmo-nos por inteiro num grande coração. Porque "o Mundo  está cheio de histórias, mas as histórias são todas uma só." 
É esta a mensagem que me fica deste vídeo de uma querida amiga. Muito obrigada Joana por ajudares o nosso coração a crescer!
 Teresa


3 comentários:

  1. Quando abrimos o nosso coração aos outros estamos a torná-lo maior, estamos a deixar entrar um pouco da vida dos que estão ao nosso redor; isso vai fazer com que as angústias que se apertam no nosso pequeno coração fechado saiam para dar lugar aos desabafos do outro...às necessidades do outro...ao apelo do outro. O nosso coração se abre num sorriso, agradecido por o termos libertado daquele aperto. Ficamos mais felizes, mais abertos à beleza da vida. Como diz a letra da música que coloquei no Começar de Novo :" ando devagar, porque já tive pressa... " só caminhando com calma...serenos e de coração aberto poderemos escutar...enxergar e sentir o apelo de tantos outros corações tornando assim o nosso muito maior.
    Este video já o vi com muita atenção no blog da Joana. Lindo e um trabalho excelente dela. É um amor, a Joaninha!
    Um bom fim de semana, Teresa e vamos lá...tocando em frente, abraçando a vida com um coração enorme.
    Fica bem, amiga! Muitos beijinhos
    Emília

    ResponderExcluir
  2. É linda mesmo, a Joana e o meu coração sorriu, uma vez mais, com as suas palavras, Emília. Como lhe disse, adoro a música "Tocando em frente". Apazigua-me quando a oiço e revejo-me inteiramente na letra. Vamos, sim, abraçar o mundo nos nossos corações e lembremo-nos que:

    "É preciso amor
    Pra poder pulsar
    É preciso paz pra poder sorrir
    É preciso a chuva para florir"

    Um abraço enorme e uma feliz semana, amiga.
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Gostei muito deste texto, foi bom lê-lo. Muito obrigada pelas palavras Teresa, e fico de sorriso no rosto por ver que o video te tocou.

    Um beijinho grande, e aproveito também para agradecer à Emília toda a sua ternura para comigo!

    ResponderExcluir