sexta-feira, 22 de abril de 2011

Interligação (III)


“Um texto antigo chamado Avatamsaka Sutra descreve o universo como uma rede infinita gerada pelo desejo de Indra, uma divindade hindu. Em cada conexão dessa rede infinita há uma jóia maravilhosamente polida e infinitamente facetada, que reflecte, em cada uma de suas faces, todas as faces de todas as outras jóias da rede. Uma vez que a própria rede, o número de jóias e o número de faces de cada jóia são infinitos, o número de reflexões também é infinito. Quando qualquer jóia nessa rede infinita é alterada de qualquer forma, todas as outras jóias na rede também mudam.

A história da rede de Indra é uma explicação poética para as conexões algumas vezes misteriosas que observamos entre eventos aparentemente não-relacionados. [...] À primeira vista, experiências envolvendo partículas subatómicas conduzidas ao longo de algumas décadas sugerem que tudo o que foi conectado num momento retém essa conexão para sempre.
Tal como as jóias da rede Indra, qualquer coisa que afecte uma dessas diminutas partículas, afecta automaticamente outra, independentemente do quão separadas estiverem pelo tempo ou espaço”

              Yongey Mingyur Rinpoche, A alegria de viver

Este Dia da Terra aqui sinalizado, de uma forma tão inspiradora, remete-nos, mais uma vez, para a necessidade de nos consciencializarmos para a interligação entre tudo e todos, para as  consequências avassaladoras que pode ter cada um dos nossos actos (para o bem e para o mal, como já referimos na Interligação I e II), para a nossa responsabilidade nesta CASA que é de todos. Lembremo-nos que a escolha está nas nossas mãos.

4 comentários:

  1. Pois está. Nas mãos de cada um e de todos.
    Gosto da inspiração e boa energia que vem daqui.

    Deixo umaa explicação desta conexão total que existe, explicada por cientista de renome: Carl Sagan, Richard feynman, neil deGrasse Tyson e Bill Nye.

    A música inspira-me, tal como a maneira que eles descrevem esta grande conexão existente entre TUDO e TODOS.

    É mágico...
    http://www.youtube.com/watch?v=XGK84Poeynk&feature=player_embedded

    We Are All Connected

    ResponderExcluir
  2. Adorei Ana. Não conhecia. Valeu o meu dia de hoje. Mágico, mesmo. Muito obrigada pelas palavras que aqui deixou e pelo contentamento que me transmitiram. Um abraço
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. Queridas amigas

    E quanto mais entendermos
    que somos parte de um todo,
    e que o planeta não nos pertence,
    mas é um direito de todas
    as espécies,
    mais aprenderemos a construir
    o fazer solidário,
    e o existir verdadeiramente humano.

    Que haja em vocês sempre sonhos
    por sonhar.

    ResponderExcluir
  4. Com as suas palavras fica sempre mais fácil acreditar nos nossos sonhos. Muito obrigada, Aluísio!

    ResponderExcluir