sexta-feira, 15 de abril de 2011

Elogiar

"Um bom elogio pode manter-me vivo durante dois meses."
Mark Twain

“Todo o mundo possui alguma coisa que merece ser elogiada. Elogios significam compreensão. Aprende a ver a grandeza do teu próximo e verás a tua própria grandeza.”
K. Gibran

                                                 Joe Raedle/Getty Images
Vivemos num mundo muito crítico que tem quase sempre a dizer mais mal do que bem. Há tendência para reparar mais nos erros do que nos acertos, nos fracassos do que nos sucessos. Desgastamo-nos na valorização dos defeitos dos outros. É justamente contra esta tentação que devemos lutar, abrindo os olhos para tudo aquilo que merece ser elogiado (e há tanto…). Há também que saber receber o elogio. Parece haver, em muitas pessoas, uma dificuldade em receber, aparentando, mesmo, algum incómodo. No entanto, um elogio deveria ser sempre uma pequena festa celebrada em conjunto. Só que para celebrá-la há que revelar um pouco de nós, mostrar-nos vulneráveis. É essa vulnerabilidade que nos aproxima e permite fluir nesta celebração do que temos de melhor. 

6 comentários:

  1. Olá amiga.
    Ando várias vezes por aqui, a visitar-te..
    E sinto-me sempre tão bem por aqui.
    Obrigada :)
    E sim, claro, eleogiar é também um acto de coragem, cada vez mais.
    Abraço e bom descanso se for caso disso
    :)
    Marta M

    ResponderExcluir
  2. Muito interessaqnte este tema e também muito oportuno numa época em que só se ouvem críticas; são tantas que até andamos pessimistas e desanimados com o mundo em que vivemos; são criticados os jovens que são rascas, é criticado o ser humano que só faz guerra, que só destói a natureza, que só rouba, que mata, que prejudica o próximo, etc, etc. Claro que há tudo isso e muito mais, mas a par de todos estes insensatos, temos uma imensidão de jovens fantásticos, realizando coisas surpreendentes por esse mundo fora; temos heróis anónimos que lutam pelo ambiente, pela paz, pelo bem estar dos seus semelhantes; destes ninguém fala e, felizmente são em maior número. Os meios de comunicação passam o dia a dar noticias sobre o que de pior se passa no mundo; raríssimas vezes vemos ou lemos um elogio a alguém; chegamos ao fim do dia com a sensação de que o nosso mundo não tem mais jeito e de que o ser Humano perdeu todos os seus valores, o que não é verdade. Dizem que os meios de comunicação dão este tipo de notícias porque teem mais audiência; talvez seja verdade e isso é uma coisa que me custa a entender; porquê as pessoas gostam de desgraças, de críticas negativas, de ver guerras? Não entendo! Precisamos com urgência de inverter esta tendência; precisamos de elogiar, de construir, de fazer ver às pessoas de que podemos ser optimistas, pois há muita gente fantástica por esse mundo afora, realizando maravilhas; temos que perder a mania de criticar mais do que elogiar; não há ninguém que não tenha pelo menos uma característica que mereça um elogio, mas a nossa tendência é não a ver." O elogio deveria ser uma festa celebrada em conjunto"; deveria sim, mas, hoje em dia é muito dificil; as pessoas parecem andar em competição umas com as outras; para algumas elogiar é sinónimo de inferioridade em relação às outras e por isso, mesmo sabendo que deveriam elogiar, não o fazem; há uma espécie de inveja que impede que elogiem a outra pessoa. Aliás, acho até que é por isso que as pessoas convivem pouco; a competição é tão grande que até evitam a convivência para não deixarem transparecer nada do que se passa com elas. Para se elogiar e aceitar elogios, há que haver uma convivência saudável entre as pessoas, uma convivência em que uns e outros se sintam felizes com o sucesso e com a felicidade de cada um. Quando assim é o elogio sai natural, sincero e é recebido da mesma maneira.Um beijinho e aqui deixo o meu elogio sincero ao tema escolhido. Quero também que me desculpem o comentário/ testamento; tenho esse defeito...alongo-me demais nas conversas. Estou desculpada, não é verdade? Um bom fim de seman, amigas.
    Emília

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexandra, Rita e Teresa

    É completamente inspirador visitar este blogue, onde sempre se arranja força e ânimo para continuar com espírito positivo, tão essencial nestes dias.

    É bem verdade o que dizem do elogio: numa altura em que passava um período um pouco em baixo e com desânimo em relação ao que venho falando no meu blogue, eis que uma mensagem com elogio de uma pessoa que não conheço pessoalmente mas por quem tenho muita consideração, face aos livros e artigos que li dele, deu-me seguramente força e vontade de continuar, se calhar não dois meses, mas muito mais tempo.

    Parabéns por continuarem este blogue, garanto-vos que é um belo local de reflexão e de retempero das forças. E já agora, fiquem com este vídeo, que não sei se conhecem, mas que seguramente traduz o vosso trabalho aqui.

    Beijos, obrigada e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Marta. É bom saber-te por aqui. Abraço grande e bom descanso também para ti
    Teresa

    ResponderExcluir
  5. Emília
    Não tem nada de se desculpar: É tão importante, para nós, tudo o que aqui nos deixa. São uma grande mais valia para o nosso blog os seus comentários e o quanto nos acrescenta.Só temos é que agradecer tudo o que generosamente nos oferece. Muito obrigada, Emília! E que o ânimo venha logo ao seu coração. Abraço grande

    ResponderExcluir
  6. Manuela
    É realmente maravilhoso como basta um elogio, uma palavra de reconhecimento para fazer brilhar, de novo, o sol dentro de nós. As suas palavras já dissiparam muitas nuvens e não nos esquecemos que foi a primeira pessoa a comentar e dar-nos ânimo para continuar. Muito obrigada Manuela, por tudo e tanto.

    ResponderExcluir