quarta-feira, 4 de julho de 2012

Uma abertura ao movimento da vida, uma fenda para renascer


F. Alberoni

 
“Inspira-me o silêncio, o calor, o sol, o mar, a luz, as planícies alentejanas, tudo o que me dê uma sensação de liberdade; inspiram-me as pessoas, sobretudo as que estão bem com elas, a pintura, a música, o teatro, o cinema, entrar em livrarias, os actos humanitários, os seres generosos e emocionalmente inteligentes, as pessoas dignas e de carácter, inspira-me a alegria, a verdade, a autenticidade. E apaixona-me quase tudo o que me inspira.”
Ana Zanatti


“Dizer “sim” é uma atitude interior que nos abre ao movimento da vida, aos seus imprevistos, às suas surpresas. É uma espécie de respiração que nos permite acompanhar interiormente a fluidez da existência.”
Frédéric Lenoir


Como referi aqui a infelicidade é uma tentação: É sempre mais fácil deixarmo-nos afundar no sentimento da infelicidade do que lutar contra ele. Inversamente, fazer durar o bem-estar requer mais esforço.
Parece haver uma força que nos impele a abandonar-nos ao sentimento de infelicidade. E vivemos tempos em que tudo nos parece querer levar para um abismo do qual não haverá força para sair. Mas, como diz Ernesto Sabato no seu livro Resistir, “o ser humano sabe fazer dos obstáculos novos caminhos porque, para a vida, basta o espaço de uma fenda para renascer.”
“O espaço de uma fenda para renascer”… Uma imagem que me vem inúmeras vezes ao pensamento e que me preenche o olhar e a alma nas minhas caminhadas diárias.
O “sim” ao movimento da vida. Vejo em cada erva que surge no asfalto que piso, no betão que acompanha os meus passos, a liberdade, a vitória da vida perante tudo o que nos aprisiona. O ultrapassar dos obstáculos, a celebração da existência.
Celebremo-la, então, aqui e agora, em cada momento de liberdade que podemos gozar, em cada afecto que podemos partilhar, em cada raio de sol que nos ilumina, em cada noite de luar e cada estrela que nos guia. Vamos dizer “sim” ao movimento da VIDA!

Teresa



2 comentários:

  1. Querida teresa...
    Como é bonito, inspirador e incentivador todo este post!... Das frases transcritas, todas elas com tanto para reflectir, ao vídeo encantador... mas sobretudo às tuas palavras, límpidas, puras, "tuas"... de alguém que procura sempre e que dá muito mais do que pensa ou acredita... que se esforça por partilhar as suas aprendizagens e a sua tão rica caminhada da vida...
    Teresa, sabes o quanto és inspiradora?
    Sabes o quanto ajudas e incentivas os outros?... o quanto nos ensinas através das tuas próprias procuras e aprendizagens???
    que bom regressar aqui... e que falta me fazia!...
    regresso devagar... mas convicta de que "aqui" é sempre importante e necessário regressar... porque é na partilha que mais aprendemos e mais oportunidades encontramos para crescer!!!
    Obrigada!
    Muitas saudades...
    Com uma amizade profunda...
    ...sempre,
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que conforto me deram as tuas palavras, Isabel. Como é bom ser recebida nessa tua imensa bondade que nos faz sentir imensos também. Obrigada do coração
      Teresa

      Excluir