quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS


"O Natal não é ornamento: é fermento
Dentro de nós recria, amplia, expande

O Natal não se confunde com o tráfico sonolento dos símbolos
nem se deixa aprisionar ao consumismo sonoro de ocasião
A simplicidade que nos propõe
não é o simplismo ágil das frases-feitas
Os gestos que melhor o desenham
não são os da coreografia previsível das convenções

O Natal não é ornamento: é movimento
Teremos sempre de caminhar para o encontrar!
Entre a noite e o dia
Entre a tarefa e o dom
Entre o nosso conhecimento e o nosso desejo
Entre a palavra e o silêncio que buscamos
Uma estrela nos guiará"
 José Tolentino Mendonça

 imagem tirada daqui (snpcultura)

Vivemos o tempo do Advento, um tempo de fazer silêncio em nós, um tempo de dar tempo àquilo que, por vezes, anda esquecido: Contemplar, acender uma vela, dizer o quanto gostamos dos outros, repartir a vida. Um tempo, como nos diz José Tolentino Mendonça, “de abrir janelas na noite do sofrimento, da solidão, das dificuldades e sentir-se prometido às estrelas, não ao escuro”. Um tempo de se perguntar: "há quantos anos, há quantos longos meses desisti de renascer?"

Neste Advento que vivemos, e nos convida a uma alegre vigilância, preparemo-nos para acolher o Natal numa grande festa plena de sentido. Sim, porque as festas são fundamentais para quem quer viver a vida num enredo comum, em permanente renovação e partilha. São ainda mais importantes para quem sente as dificuldades da vida, para quem tem falta de esperança, de alegria, de acompanhamento. As festas contrastam com o dia-a-dia, tantas vezes cinzento, permanecendo marcos no tempo que nos reanimam e revigoram.

E, sim, troquemos prendas também: Faz todo o sentido o gesto de trocar prendas que nos liguem às pessoas que amamos, ou de quem é esperado que sejamos amigos. “O gesto de descobrir o que será a prenda, o que fazer ou comprar, implica que me interrogue sobre mim, sobre o outro e seus gostos e necessidades. É um desafio ao encontro, à compreensão, à proximidade.” Mas, sobretudo, vivamos este Natal como o fermento da mudança que almejamos, da coragem de cada renascer, do verdadeiro Encontro.

A todos os que por aqui passam desejamos uma imensa festa plena de sentido que vos recrie, amplie e expanda. Desejamos, enfim, que haja Natal em cada dia das vossas vidas.
BOAS FESTAS!

 imagem da Campanha "Um aluno, um pacote de leite, uma mensagem de Natal" dinamizada pelo nosso Projecto.

 

3 comentários:

  1. Linda mensagem Teresa! E é isso que espero para todos nós, Um Natal constante...cada dia de nossas vidas pleno de solidariedade, sorrisos e paz nos corações. Uma mudança de mentalidade no ser humano, penso que é o melhor que podemos desejar para este novo ano que se avizinha. Sê feliz, amiga, hoje e sempre. Um beijinho muito carinhoso e um muito obrigada por tudo o que me deste.
    Emília

    ResponderExcluir
  2. Que bonito Teresa... que sentido e eco importante têm estas palavras... primeiro, as de Tolentino Mendoça naquele poema tão profundo que me diz tanto, depois nas tuas palavras tão cheias de tanto!...
    É isto que dá sentido ao Natal que não podemos deixar que se perverta... que é muito mais do que consumo! Pode e deve haver alegria nas prendas... devem continuar a existir, sim. Mas com o sentidpo que lhes dás... afinal é mesmo tão bom dar e receber!... e há tantas formas de prendas!!! :)
    Obrigada por tudo o que dás Teresa!
    Um abraço e continuação de Natal... este que deve perdurar em nós, assim como as festas que devem existir de facto, para dar essa cor de que precisamos para sentir a magia e beleza de viver... aprendendo sempre, sempre!...
    Um abraço profundamente amigo e reconhecido,
    Sempre,
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Emília e Isabel
    O Natal perdura, sim, e vocês têm um precioso papel nessa festa do meu coração. Muito obrigada por existirem nele e expandirem a minha vida. Abraço enorme!

    ResponderExcluir