quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Escuta com o coração

"Escuta com o coração

Fala com a inteligência

Anda com paciência

Age com amor

Progride com generosidade

Insiste com bondade

Olha com benevolência

Convive com optimismo

Caminha com força

Compreende com o bom senso

Ajuda com sabedoria

Dá com desapego

Dorme contigo, no coração…

Sempre!"

                                                                                              (Autor desconhecido)

 

A todos os que por aqui passam, aos que se expressam e aos que se calam, aos que chegam e aos que partem, desejamos um Natal pleno de alegria e amor no coração.

6 comentários:

  1. " Escutar com o coração..." Sabes, os brasileiros usam muto mais a palavra "escutar" que "ouvir"; empregam muito mais a palavra "enxergar" do que a "olhar, ver". Eu penso que há grande diferença nestes termos. Escutar é mais profundo...estamos a ouvir com o coração; quantas vezes um amigo está a conversar, a desabafar connoco e nós não estamos a escutar o que realmente ele nos precisa de dizer; ouvimos simplesmente; escutar é prestar atenção ao que diz, é estar pronto a responder-lhe também com o coração; é sentir cada palavra que nos diz. Quando enxergamos estamos a ver com o coração, estamos a olhar para o interior da alma; olhamos muitas vezes sem ver nada; enxergar é " ver com olhos de ver", como diz o povo. Muito bonitos, música e mensagem. Vamos lá....tentar sempre escutar o outro, enxergar o que se passa à nossa volta e sentir a vida como realmente ela merece. Um grande beijinho e FIQUEM BEM! Bom Natal!
    Emília

    ResponderExcluir
  2. Um poema cuja simplicidade e sabedoria nos toca efectivamente o coração. Esse coração de cada um de nós que escuta efectivamente, se o deixarmos, se o soubermos, se quisermos aprender e pôr em prática... esse coração que cada vez mais devemos aprender a saber escutar e seguir, sem medo... esse coração que, cada vez mais desperto e atento, nos ajudará por certo na verdadeira caminhada da vida.
    Que consigamos, com a serenidade emanada pelos cânticos de Natal do vídeo anexado e a reflexão sobre as sábias palavras do poema, prosseguir a caminhada da vida de forma cada vez mais consciênte e plena... de forma cada vez mais partilhada e inteira!
    Obrigada, Teresa. Lindo o poema e as músicas cheias de brilho e amor, cheias de côr e de luz, cheias de força serena para efectivamente podermos prosseguir, com as palavras do poema!
    Obrigada
    Sempre,
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Meninas do Optimismo em Construção:

    Desejo-vos um Feliz e Santo Natal e um óptimo e próspero Ano Novo! Que o optimismo não falhe!

    Tudo de bom!

    Beijinhos!
    :-)

    ResponderExcluir
  4. Emília e Hermínia
    Existe, de facto, uma grande diferença entre os termos escutar e ouvir, "enxergar" e olhar. Escutar é ouvir com o coração e com o coração vos acolhemos neste espaço e vos agradecemos todo o vosso carinho.

    ResponderExcluir
  5. Isabel
    Este poema foi a Alexandra que ofereceu no Natal de 2005 a todos os alunos da turma em que estava o meu filho mais velho. Tocou-me muito e aqui está.
    Que aprendamos a escutar mais e "seguir, sem medo... esse coração que, cada vez mais desperto e atento, nos ajudará por certo na verdadeira caminhada da vida." Muito obrigada Isabel!

    ResponderExcluir
  6. Sónia
    Tudo de bom para si também: Que o novo ano seja vivido com um grande sorriso no coração. Um abraço!

    ResponderExcluir