quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mudança

“A vida recomeça todos os dias, para uma nova partida, na certeza de que a mudança do mundo começa pela mudança de si mesmo.”
                                                                                              Jean Guitton

Eis uma história de tradição islâmica relatada por Christiane Singer, no seu livro “O lado positivo das crises”:

“Um velho sábio foi interrogado sobre a trajectória da sua existência até aquele dia. E eis como ele a resumiu em três etapas: Aos vinte anos tinha só uma oração: meu Deus ajuda-me a mudar este mundo tão insustentável, tão impiedoso. E durante os vinte e um anos seguintes, lutei como uma fera para constatar que, afinal, nada tinha mudado. Aos quarenta anos tinha apenas uma oração: meu Deus, ajuda-me a mudar a minha mulher, os meus pais, os meus filhos! Durante vinte anos, lutei como uma fera para. no final, constatar que nada tinha mudado. Agora sou um homem velho e apenas tenho uma oração: meu Deus, ajuda-me a mudar-me – e eis que o mundo, à minha volta, muda!.”

Nota: Muito obrigada Isabel por ser como é,  pela escrita com que nos brinda, pela forma como nos comove. Parabéns pelo seu 50º post, muitos parabéns por Escrever por Dentro, (in) escrevendo nos nossos corações.

3 comentários:

  1. É isso mesmo! Não podemos querer mudar os outros, sem primeiro olharmos para nós mesmos e ver o que precisa de ser mudado em nós. Há tempos postei um artigo.." falta matéria prima no povo portugês..." sem essa matéria prima de qualidade, como queremos que os governos consigam fazer alguma coisa. É preciso que as mentalidades mudem, a começar por nós próprios, dando o exemplo em casa para que os mais pequenos saibam o que é a verdadeira cidadania; só assim poderemos ter um dia um governo de jeito; tendo uma matéria prima de qualidade o produto final será bom de certeza.Paremos de querer mudar o mundo, as pessoas sem que primeiro vejamos como está o nosso eu. Julgamos tantas vezes os outros e, quando reflectimos um pouco vemos que afinal as nossas atitudes são iguais. Isso não pode ser! Se cada um pensar em mudar, no fim ver-se-á uma grande diferença em todos. Um beijinho e parabéns pelo tema
    Emília

    ResponderExcluir
  2. Queridas amigas

    Como são belas as palavras
    que grávidas de vida
    nos dizem tanto.
    Mudar o mundo...
    Sonhar o mundo...
    Enquanto isso muitas vezes
    esquecemos que o mundo
    está em cada coração
    que acredita no amor,
    e se faz amor
    na mais completa definição
    da palavra.


    Alegrias plenas para ti.

    ResponderExcluir
  3. Amigos

    A transformação de cada um de nós repercute-se no mundo que nos rodeia. Esquecemo-nos muitas vezes disto. Transformemo-nos, então, unidos num só coração. Feliz domingo!

    ResponderExcluir