domingo, 17 de outubro de 2010

Dia internacional para a erradicação da pobreza

“A pobreza é a negação de todos os direitos humanos. “
                                                                                     M. Yunnus

Assim como a escravidão e o apartheid, a pobreza não é um algo natural. Ela é gerada pelo ser humano e pode ser vencida e erradicada pelas acções dos seres humanos.
Nelson Mandela


 

 “O novo milénio começou com um grande sonho global: Reduzir a pobreza para metade até 2015. Nunca antes, na História da Humanidade, o mundo inteiro se tinha comprometido a atingir um objectivo tão audacioso, a uma só voz, com metas e prazos determinados. Mas depois veio o 11 de Setembro, a guerra do Iraque e, de repente, o mundo foi desviado da prossecução desta meta, os dirigentes mundiais desviaram a atenção da guerra contra a pobreza para a guerra contra o terrorismo. Eu não acredito que o terrorismo possa ser derrotado com acções militares. (…) Eu acredito que canalizar recursos para melhorar a vida das pessoas pobres é uma estratégia melhor do que gastar esses mesmos recursos em armas.”
                                                                                                          M. Yunnus
O primeiro objectivo do milénio parece ser, cada vez mais, uma meta inalcançável. O cenário ameaçador que se nos depara torna ainda mais negras as sombras da pobreza: Doenças, ausência de educação, crime, guerra, fuga de cérebros, narcotráfico, prostituição, xenofobia de raça, nação e classe. No entanto… Talvez seja esta a altura de acordarmos e rever percursos. Se vivemos uma crise profunda algo se esgotou. Se chegamos a um beco, talvez seja a altura de arrepiar caminho e encontrar outros: Novas formas de organização económica e social, modelos de desenvolvimento alternativo. Porque, como nos diz Muhammad Yunnus:
“Nós criamos o mundo de acordo com a nossa vontade. Se acreditássemos, firmemente, que a pobreza é inaceitável e que não devia fazer parte de uma sociedade civilizada, teríamos desenvolvido instituições e políticas apropriadas para criar um mundo livre de pobreza.
Temos de inventar formas de mudar, continuamente, as nossas perspectivas e reconfigurar rapidamente as nossas predisposições.”
No âmbito do Projecto "Optimismo em Construção" vamos fazendo a nossa parte.
                                          
                                    Campanha de solidariedade à CVP

Nenhum comentário:

Postar um comentário