“O  grande desafio que uma visão optimista nos coloca é o de transmitir às  crianças uma mensagem de alegria, esperança, confiança em si próprias e  no futuro, sem escamotear que as dificuldades e preocupações fazem parte  da vida!”
                                                                                                  Mª José Ribeiro
O optimismo é uma história de confiança: Em nós, nos outros e na vida.
Sabemos  que, às vezes, por mais que nos esforcemos e empenhemos, as coisas não  resultam como desejaríamos. É justamente aqui que o optimismo se revela:  Voltamos a começar, perseveramos, damos a volta por cima das crises. No  fundo, o optimismo é uma atitude de confiança na existência, associada à  convicção de que em caso de problemas ou decepções, saberemos reagir.
“O  optimismo não é uma alegria pateta e desenraizada, mas é realista e  interveniente. Não se trata de procurar equilíbrios perfeitos, vidas sem  erros ou recheadas de invencibilidades, mas sim de encontrar novas  forças, outros olhares, mudanças de rumo, e construir transformações que  nos trazem mais perto da verdadeira e saudável alegria – apesar, e a  partir, dos insucessos e das dificuldades.”
Cabe-nos  a nós, como educadores, transmitir a semente da esperança,  entusiasmarmo-nos para entusiasmar, passar a mensagem de que crescer é  bom e vale a pena confiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário